sábado, 24 de julho de 2010
A Maior Galáxia do Universo
IC 1101, é a maior galáxia conhecida. Ela é uma galáxia lenticular, ou seja, um pouco parecida com espiral e um pouco parecida com elíptica.
Ela se localiza no centro do aglomerado de galáxias Abell 2029, na Constelação de Serpente.
Ela tem um diâmetro de aproximadamente 5 milhões anos-luz. É a maior galáxia em termos de largura.
Provavelmente IC 1101, tenha até 100 trilhões de estrelas, em comparação com a Via Láctea, que tenha mais ou menos 250 bilhões de estrelas, ou Andrômeda estimada em 400 bilhões!
Uma curiosidade que vi na WIKIPÉDIA:
Se IC 1101 estivesse no lugar da nossa galáxia, engoliria a Grande Nuvem de Magalhães, a Pequena Nuvem de Magalhães, a Galáxia de Andrômeda e a Galáxia do Triângulo .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nuss, que demais...
ResponderExcluirSempre bom aprender mais, bem interessante :D
Beijinhos
---
www.jehjeh.com
Interessante esse mundo da Astronômia ...mto bom!
ResponderExcluirsucesso com o blog!
Meu, só agora tive oportunidade de entrar aqui! Legal o teu blog! Sou fissurado por este negócio de estrelas, galáxias e planetas. Isso causa uma tremenda curiosidade em mim. Seguinte, quero deixar claro que não acredito em vidas em outros planetas, mas gosto muito desta coisa universal. Gosto de bancar o escritor de quando em vez. Sempre achei, por exemplo que o Brasil tem até certo ponto, potencial para desenvolver filmes e livros baseados unicamente em ficção científica e soltar isso na mídia. Se Hollywood pode, porque não o Brasil? O nosso problema é que gostamos (eu não gosto) de explorar as bundas, e tem estrela com esse nome, é uma binária, os peitos, as favelas, a corrupção, o futebol, o adultério e novela ripongas com as xaropes que estão sendo exibidas agora 04/12/2012. Achoe que este repertório brasileiro etá defasado! Quando não isso, vemos coisas sobre escravidão, a vinda de italianos para cá, alemães, etc... Poderíamos começar a repensar as nossas artes. Por isso, comecei a escrever u livro, há uns 500 anos atrás, falando sobre esta questão exploratória do espaço, pela ótica do Brasil, tendo como tema central nosso país como um dos quatro mais importantes do mundo, ao lado, claro, de E.U.A, Espanha e Rússia. Ele ficou om o quarto lugar, mas já tá de bom tamanho. Espero um dia concluir o livro e publicar. Gostei do teu blog. Abraços!
ResponderExcluir