sábado, 9 de abril de 2011

Betelgeuse

Ela é a 10ª ou 12ª maior estrela do céu noturno.
Betelgeuse é um Supergigante Vermelha, ela também uma das mais conhecidas e os astrônomos tem muito interesse nela! A estrela é de 500 a 900 vezes maior que o Sol.
Se colocada no lugar do nosso Sol, ele ocuparia espaço até a órbita de Júpiter.
Ela poderá se tornar em 1000anos uma supernova de tipo II, ou seja, para isso, Betelgeuse deverá perder todo seus combustíveis no seu centro.
Quando ela morrer, poderemos ver daqui da Terra (se a raça humana sobreviver), ela brilhará igual à Lua Crescente ou Lua Cheia durante o dia e a noite, por alguns meses, depois, ela gradualmente irá se apagar e Órion perderá um ombro!
Ela brilhará 10.000 vezes mais que o normal!
Se você quiser ver Betelgeuse no céu, ou Órion, ache as Três Marias e você achará o Cinturão de Órion, olhe mais para cima e você verá uma estrela meio amarela, está é Betelgeuse!

3 comentários:

  1. É demais saber um pouco mais sobre as estrelas, aqueles pontinhos lindos que iluminam e deixam nossas noites mais belas, rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. Execelente blog. Sempre me interessei por astronomia. Parabéns, ganhou um seguidor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog! Desde sempre sou fascinado por astronomia e nunca tinha encontrado um blog especializado para esse assunto, tá de parabéns pelo pioneirismo e pela qualidade! E obrigado pela visita e comentário no http://geisting.blogspot.com/

    To te seguindo!

    ResponderExcluir

Comente sobre o que você achou do blog, da postagem, dos vídeos, de qualquer coisa! Não esqueça de fazer um comentário completo, não simplesmente "é", "concordo", "tá certo", ou qualquer resposta desse jeito.
Se quiser pode colocar seu blog no final do comentário.